Óleos: vantagens e desvantagens de cada um.

11:54 Unknown 0 Comments

Oii amores! Tudo bem com vocês ? 
Então, ultimamente está sendo muito falado dos óleos e seus prejuízos e benefícios pra saúde. Que tal desfazer alguns mitos e saber qual é o melhor a ser usado? Vamos lá!
 
Óleo de canola
         Foi criado artificialmente a partir de outra planta que sofreu uma modificação genética, e recebeu o nome de canola, e essa nova planta ficou rica em ômega-3, gordura protetora do peito, e uma pouca quantidade de ácido erúcico. Esse óleo é condenado porque vem de um grão transgênico. A maior parte da gordura desse óleo é monoinsaturada (ômega-9), que é benéfica porque ajuda a não entulhar as artérias

Óleo de coco 
           É  retirado direto da polpa da fruta. Muitas pessoas recorrem desse óleo em dietas, porque ajudam a emagrecer, já que possuem muita gordura saturada e isso faz com que ela seja absorvida mais rapido. Porém não levam em conta que o colesterol ruim (LDL), com o grande consumo desse óleo, também aumenta, podendo trazer grandes prejuízos para a saúde. O ideal é usar esse óleo em pequena quantidade e não utilizá-lo em grandes quantidades.




Óleo de milho
     
           Esse óleo é rico em vitamina E, que é um superantioxidante, significa que combate radicais livres que são capazes de danificar as células. Concentra também fitoesteróis, substancias que ajudam na redução do colesterol. Porém, esse produto tem mais ômega-6 do que 3 e o desequilíbrio delas pode trazer inflamações e ameaçar as artérias.






Óleo de girassol
   
        Esse óleo tem o mesmo defeito do óleo de milho, tem muito ômega-6, fazendo com que o ômega-3 e 6 fiquem desproporcionais, isso pode provocar placas nos vasos sanguíneos. Para evitar isso, é necessário que reduza esse consumo





Óleo de soja
        O óleo que mais se aproxima do equilibrio entre o ômega-3 e 6 e o mais usado no Brasil, esse é um dos óleos mais saudáveis, mas isso não indica que pode ser muito usado, nem ele e nem nenhum óleo deve ser exagerado. Possui a maior parte de sua gordura poli-insaturada, que é uma gordura benéfica para o organismo. 



Óleo de palma 
       
        Também conhecido como azeite de dendê, tem muita gordura saturada e é o óleo que mais resiste a oxidação, por isso é o mais usada nas industrias. Mas como ja foi citado, muita gordura saturada, provoca o aumento do colesterol ruim e prejudica o organismo.



Óleo de azeite
        Possui muita gordura monoinsaturada e pouca saturada, favorecendo o controle do colesterol. Além de possuir polifenóis que são antioxidantes. Dizem que se esse óleo for ao fogo, perde todas suas boas gorduras, mas químicos afirmam que essas gorduras só se perdem em temperaturas muito altas e o fogo de casa não são capazes de atingi-las 



Por hoje foi isso amores, um  beijo e até a próxima ! 

0 comentários: